Chão de Fábrica ou Piso Industrial?

Uma coisa que os proprietários, ou usuários de galpões industriais deveriam manter no topo da lista de prioridades é o piso.

Quase todos os processos ou operações acontecem ou dependem de um bom piso, por isso merecem atenção especial.

O piso sofre diariamente muitas agressões como impactos mecânicos (quedas de materiais pesados), derramamentos diversos, como óleos e graxas, ácidos, entre outros. Além de depósito de poeiras e sujeiras de toda espécie.

Dentre as principais patologias apresentadas nos pisos, destacam-se as trincas ou fissuras, o recalque (afundamento do piso) e o desplacamento (separação da camada superior do piso).

Os efeitos de se ter um piso de baixa qualidade ou mal cuidado são, principalmente, os acidentes de trabalho e os custos crescentes com manutenção, do próprio piso e dos equipamentos que se assentam ou se movimentam sobre este.

 

Somos especialistas em performance de produção.
Entre em contato conosco. Podemos ajudá-lo!

Os equipamentos estacionários, por sua vibração, provocam reações no piso que se este não for corretamente projetado, sofrerá esses efeitos e rapidamente apresentará rupturas crescentes, devolvendo ao próprio equipamento as vibrações devido à falta de estabilidade, fazendo com que o equipamento, por sua vez também se desgaste rapidamente.

Os equipamentos de movimentação (empilhadeiras, paleteiras, etc.) causam esforços dinâmicos, por suas acelerações e frenagem e mais uma vez dependem de um bom projeto para absorver esses esforços e neste caso, além do dimensionamento correto, é preciso ter um cuidado enorme com o nivelamento e a planicidade do piso.

Com a armazenagem cada vez mais vertical, qualquer variação no piso provoca uma grande oscilação no topo da estocagem provocando quedas com consequentes prejuízos causados por danos ou perdas do material estocado, acidentes de trabalho, danos ao equipamento e ao próprio piso.

Para evitarmos esses problemas é preciso, na fase de concepção do projeto, contratar uma empresa especializada em projetos de pisos, que irá especificar a melhor solução para cada caso, aplicando o dimensionamento apropriado, o nivelamento e a planicidade recomendáveis para cada aplicação.